Por que é tão difícil inovar na sala de aula?

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Todos os dias alunos acordam com pouquíssima disposição para ir à escola, sem vontade de ter aquela aula de física, química, matemática, não importa do que, eles vão sempre reclamando. Ficam animados apenas quando chega a hora do intervalo, a aula de educação física e o momento de ir embora.

Vamos esquecer por um momento que exista toda uma burocracia e uma falta de vontade de alguns colégios para com os professores que tentam mudar isso, e tentam incentivar os alunos para que esses queiram ir à sala de aula. Aonde eu quero chegar é no que os professores podem fazer pra que os estudantes se excitem com a matéria dada.

Uma coisa que talvez todos saibamos é que os alunos não têm vontade de ficar sentado na sala olhando para a cara de um professor falando, ou pior ainda lendo o livro. Sempre senti mais vontade de ir para aula quando sabia que a aula seria mais prática do que teórica.

Pena que pouquíssimas aulas no ano eram assim, mas é possível mudar isso. A ciência, física e química, nada mais é do que o estudo da natureza e ela esta ao nosso alcance.

Ao invés de apenas desenhar na lousa uma imagem que explica o atrito de uma superfície com o corpo, é possível também criar um modelo simples. Se todos os professores tivesse um pouco mais de Beakman no sangue as coisas poderiam ser um pouco diferente.
Encontrei nesse mundo chamado internet o professor João Neto, que no seu site mostra algumas matérias de forma praticas. E ainda tem uma parte no site que mostra materiais alternativos, mais baratos, ou mais fáceis de serem encontrados, que podem ser usados no lugar de outros mais difíceis.

As aulas podem ser substituídas por jogos, por pequenas competições, e até mesmo pelo jogo negocio sustentável que cria uma consciência nos nossos jovens, cria um espírito negociador no aluno.

Mas de novo vou salientar, não adianta apenas a vontade do professor, se os colégios não estiverem dispostos a apoia-los e a ajuda-los nesse trabalho, nessa mudança de consciência, os professores não vão conseguir muita coisa.


_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: