Mudanças no ensino do Estado de São Paulo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Essa semana saiu na Folha de São Paulo que o Governo do Estado esta estudando reduzir a carga horária das matérias, português e matemática, em prol de matérias como sociologia, espanhol e física. Imagino que seja uma mudança válida, já que o aluno, antes, tinha aulas de matemática e português em demasia, durante a semana, enquanto as outras matérias apareciam apenas uma vez por semana.

As matérias deveriam ser distribuídas igualmente durante o ano letivo, fazendo com que o aluno tenha a mesma carga horária, tanto de uma como a outra matéria. É importante o aluno saber escrever e falar o português correto, mas nos dias de hoje o espanhol, o inglês, tem igual importância na vida de uma pessoa.

Outra mudança, que provavelmente, irá acontecer, é que o aluno, ao chegar no terceiro colegial poderá escolher a ênfase do seu curso, ou seja, terá a oportunidade de optar pelo curso com ênfase em língua, ciências humanas ou matemática. É uma proposta que tem como objetivo aumentar a frequência e o prazer do estudante na escola e ainda pode facilitar a entrada na universidade do curso escolhido, já que ao fazer a prova de vestibular o peso das matérias variam de acordo com o curso e área escolhidos.

Alterações bem pensadas e a favor do futuro do nosso país é sempre bem vinda, porém é preciso sempre tomar muito cuidado, uma vez que essas mudanças podem fazer com que os alunos fiquem em falta com alguma matéria necessária. Afinal, a escola não serve apenas como uma ponte para a faculdade, para o vestibular, também serve para que a pessoa aprenda e entenda o mundo em que vive.

________________________________________________________________________________


Outras postagens sobre o jogo: