A história do dinheiro

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você sabe da onde vem a palavra salário? Pois hoje, em nosso post vamos falar disso e de muitas coisas relacionadas à história do dinheiro.

Nas civilizações antigas, a produção era feita para o próprio consumo. Ou seja, plantava-se tomates para que a própria família consumisse tal produto.

Com o passar do tempo, a produção diversa de vários tipos de coisas diferentes, deu lugar ao escambo, que seria trocar um produto por outro. Isso acabou trazendo algumas complicações por que nem sempre um produto tinha a mesmo importância que o outro, nas trocas.

A nova mercadoria apareceu e envolvia produtos não para serem consumidos, mas para serem trocados por outros produtos. Isso acontecia muito com o sal, um produto muito difícil de ser encontrado e com gado, que produz leites e derivados. Do sal (moeda de troca da época) vem a palavra "Salário"! Os soldados romanos recebiam seus salários em sal, que além de tudo era um produto muito caro. Assim, eles podiam trocar sal por roupas, armas e alimentos. Salário vem do latim "salarium argentum" (pagamento em sal).


Primeiras moedas romanas


 No século VII A.C. começam a surgir pequenas moedas de metal, parecidas com as que temos hoje. Elas já apresentavam valor definido. As moedas surgiram por que os meios de transportes estavam se desenvolvendo e moedas, por serem pequenas, não causavam incomodos, na hora de serem transportadas.

O papel moeda surgiu a partir de recibos entregues por ourives da idade média. Esses recibos vinham como garantia para quem deixava valores nas mãos dos ourives. Com o tempo, o próprio recibo foi considerado forma de pagamento. Era a cédula engatinhando.

Agora já sabem que o dinheiro que usamos tem toda uma história.

Bacana, né?



_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: