Alfabetização: 40% das nossas crianças "alfabetizadas" não sabem ler.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Quando uma pessoa se diz alfabetizada nós esperamos que ela saiba ler e escrever, porem quando olhamos para as nossas crianças nós nos surpreendemos. No primeiro semestre foi aplicada uma prova para as crianças que se formaram do 3º ano do ensino fundamental e o resultado mostrou que cerca de 40% não aprenderam o que é esperado de alunos nessa fase da escolaridade, a prova foi aplicada para os alunos de escolas publicas e particulares.

Nas escolas o resultado é um pouco melhor, mas ainda não é o ideal. Cerca de 86% dos alunos atingiram o objetivo esperado, mas nessa idade 100% das crianças deveriam ser capazes de ler e escrever plenamente.

Quando tentamos descobrir os motivos desses resultados tão fracos, que mostram que o futuro das crianças já está em certa parte comprometido, percebemos que a culpa é a falta de padrão no ensino brasileiro. Existe sim a historia de que cada pessoa aprende em um ritmo diferente, com uma facilidade diferente, mas mesmo assim se ela passou de ano ela tem que estar apta a enfrentar o que será cobrado dela no futuro, e o resultado mostra que elas não estão.

O Rio de Janeiro já da uma resposta imediata a esse problema, cerca de 10.500 alunos estão sendo realfabetizados alunos da 4ª, 5ª e 6ª serie. Em São Paulo também foram adotadas medidas de reforço para os alunos do 3º e 4º ano, com aulas de reforço para que os alunos com dificuldades tenha um acompanhamento mais próximo.

Enfim, a nossa guerra pelo futuro dos nossos alunos esta apenas começando e nos estamos perdendo. Precisamos ficar de olhos abertos para que cada vez mais os nossos lideres usem da forma mais correta e eficiente possível o dinheiro que nós mandamos paras todos os meses, os nossos filhos, netos, alunos merecem essa fiscalização e atenção.