Dia Nacional do Escritor

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hoje, dia 25 de Julho, dia nacional do escritor. O Prova Surpresa não poderia deixar de prestar homensagens a esses profissionais tão especiais que fazem de prisões, portas para o infinito, que fazem do pequeno, grande e da mente, ferramenta infinita que nos torna mais completos em nosso dia a dia.



São muitas grandes histórias, entre elas uma que retrata um pouco da vida daquele que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1971: Pablo Neruda. Na grande obra de Antonio Skármeta "O carteiro e o poeta". Na história, Pablo está exilado na Itália, preso em sua própria residência. Porém, a prisão mostra a liberdade que gritava em sua mente pensante ao receber as visitas de um carteiro, vivido pelo ator Massimo Troisi. O carteiro, a cada visita, começa a se interessar pelo exilado, que com suas poesias, torna-se próximo ao frequente visitante. Com o tempo, os dois se tornam amigos e Pablo acaba por virar uma espécie de conselheiro amoroso do carteiro. Um ícone da literatura, que fica como nossa indicação.


Cenas do filme, baseado no livro "O Carteiro e o Poeta"

                                

O nosso país apresenta projetos de incentivo à leitura e divulgação de bibliotecas. Um país só é rico de verdade com escritores e leitores dispostos a absorver imagens e usar da própria imaginação, por um caminho melhor para todos.


_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: