Internet na China

quinta-feira, 21 de julho de 2011

 Muralha da China. Você com certeza já falou muito dela, correto? Parece que é se isolando que o povo chinês mantém bons relacionamentos, entre si. Mas parece que os chineses estão dando um jeitinho de driblar uma outra muralha. A da internet.

 Twitter, facebook e YouTube são canais barrados pelo regime comunista chinês, mas mesmo assim, os chineses têm à disposição sites, digamos, bem parecidos com esses e, acreditem, os chineses adoram. Com isso, as empresas faturam muito dinheiro.

 Você deve estar se perguntando: Mas como esses sites podem e outras não? O que acontece é que esses sites (Youku, Renren e Sina) não são necessariamente protegidos pelo país, porém, a China controla o fluxo de conteúdos internos da rede. Assim, as empresas simplesmente trabalham de acordo com as regras chinesas e, ao mesmo tempo, conseguem agradar ao público daquele país.

Um fato curioso é que mesmo quando empresas estrangeiras conseguem atuar na China, ainda assim, esses sites (que parecem cópias à moda chinesa), não perdem para a concorrência.

Interessante, né?


_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: