Dinamizar pode ajudar

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Imagine a cena... Você está na sala de aula, louco para ir embora nessa sexta-feira quente e o professor olha para você e diz: “Tenho uma lição para o final de semana.” Baixa a tristeza, a raiva e a depressão por ter que perder algumas horas preciosas do seu final de semana fazendo exercícios que poderiam ter sido dados em outro momento, não?

Sem dúvida a culpa não é do professor, eu tenho certeza que ele não sente prazer em tornar o seu final de semana menos legal, mas com certeza as tarefas passadas poderiam ser mais leves e alegres para que completassem a sua folga.

Por exemplo: Todo ano os alunos têm que ler pelo menos quatro livros para a escola. É simples, professores, peçam para eles assistirem uma adaptação do livro. Na aula seguinte façam uma discussão sobre as diferenças entre filme e livro. Ou então, peçam para que a sua sala de aula assista ao filme: “Uma mente brilhante”. Depois estudem casos de esquizofrenia, ou façam um estudo sobre vida e obra do matemático do filme, o John Nash. Ou então lance a ideia para que eles se reúnam para jogar o jogo negócio sustentável e que no próximo dia de aula façam uma avaliação de como foi o jogo, quem ganhou, por que ganhou, o que aprenderam.

O professor tem uma agenda a cumprir durante o ano todo. É inevitável que seja necessário passar tarefas para o final, mas isso não quer dizer que o seu final de semana vai acabar. Sempre os alunos reclamarão de terem que fazer alguma coisa para a escola no final de semana, mas se for algo mais tranquilo e que eles estejam acostumados a fazer o resultado pode ser bem melhor!

________________________________________________________________________________


Outras postagens sobre o jogo: