O sonho do intercâmbio

quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Todos nós estamos velhos de saber que não se consegue vencer no mercado de trabalho sem ter um inglês no mínimo intermediário. É muito raro encontrar pessoas que estão em grandes empresas e em cargos top, sem falar bem a língua. Por esse e outros motivos, o grande desejo de muitos jovens brasileiros é ter a oportunidade de ir morar um tempo longe da terra tupiniquim. Porém, o que atrapalha muito é o alto custo que é cobrado para cumprir este sonho. Por mais que seja um investimento, não é o que todos podem fazer.

O que poucas pessoas sabem é que existem muitas universidades aqui no Brasil que têm convênio com universidades estrangeiras, facilitando para que esse investimento seja feito. O mais legal de fechar com uma universidade é que você não vai até o outro país apenas para aprender inglês, você vai fazer um semestre do seu curso lá fora. Ou seja, 1/8 da sua formação será em outra cultura, em outra língua e com uma visão diferente do mundo. O motivo de o investimento ser menor é que a mensalidade do curso que você irá fazer é no mesmo valor da sua faculdade, diferente do que se você fechar por fora.

Agora o que muita gente não tem certeza é se esse investimento todo valerá a pena, se irá ter retorno. A resposta é simples: SIM. Não quero dizer que sine você não fizer intercâmbio, você será nada na vida, mas que isso poderá facilitar e deixar o seu currículo mais forte e chamativo. Tudo o que poderá te diferenciar do concorrente é bem vindo.

________________________________________________________________________________


Outras postagens sobre o jogo: