Como apresentar um trabalho em sala de aula?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

 Frio na barriga, confusão mental, mãos tremendo... Isso costuma acontecer nas vésperas de uma apresentação de seminário, não é mesmo?! Ok. Mas vamos fazer o seguinte: Não iremos sugerir que esqueçam dessas coisas, vamos sugerir que pensem diferente, apenas.

 Tudo começa com um "olá, pessoal!". Pense que na hora que você se apresenta, você está feliz, agradecido por tudo o que tem. Assim, você saberá que não tem nada a perder e que as pessoas estão ali para ouvi-lo, por que querem isso. Alimente esse momento com a sua disposição. Pense que o público é como um cliente esperando pelo prato de comida e você é o garçom. Sirva-o bem. E tudo ficará legal. Mas, lembre-se: Garçons treinam para atender bem. Treine! Você merece ir bem. Diga a si mesmo: Eu treinei, portanto, eu mereço ir bem.

 Pense que cada movimento seu é um reflexo. Fazer uma boa apresentação é saber o que se vai apresentar. Vença as tremedeiras, afinal, elas só querem manchar sua imagem, mas não vão conseguir. Sabem por quê? Por que demonstrando humildade, objetividade e estar aberto às opiniões, farão com que você se torne uma figura adorável, lá na frente.

 Abra os braços. Mostre-se relaxado, abra os braços, gesticulando que você não está ali como o centro das verdades absolutas, mas está dizendo o que aprendeu sob o seu enfoque e está dando a sua opinião, sem deixar de mostrar respeito pela opinião de quem o ouve.

Vitória. A apresentação foi um sucesso e você conseguiu. Se ficou nervoso, você apenas adiou uma boa apresentação. Afinal, erros acontecem.


_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: