Ir bem na escola - Qual o melhor jeito?

terça-feira, 17 de maio de 2011

O MEC (Ministério da Educação) está causando uma polêmica. Chega até a parecer que ele está contra os próprios princípios do ensino. Muitos ainda não conseguiram administrar a notícia de que o MEC assina embaixo a distribuição de um livro com erros de concordância, para 4.236 escolas brasileiras. O livro "Por uma vida melhor" corresponde à ONG Ação Educativa.

Em um dos capítulos, o livro ensina que não se deve ter preconceitos linguísticos, aplicando, assim, frases como "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado".

Apesar de o livro também mostrar a norma culta, convencionalmente introduzida às salas de aula, este episódio divide opiniões.

Será que é necessário aprender como é o "falar errado" para não ter preconceitos? Será que os alunos querem mesmo aprender esse tipo de coisa, num país em que todo mundo já ouve e fala sem necessariamente se utilizar da norma culta, e com frequência? Seria aprender mais do mesmo? Seria deixar de ensinar aos alunos o que possivelmente só se aprende na escola?

Opinem. É importante.



_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: