Bullying e a atitude do professor

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O bullying é uma palavra originalmente inglesa. Vem de bully, que significa valentão. Atualmente, vemos muitos meios de comunicação abordando o tema de forma bastante ampla. Isso é ótimo, pois respeitar pessoas também é uma atitude sustentável.


Vemos o bullying como uma atitude que ocorre há anos. Nossos pais já contaram para nós alguma coisa do tipo, no tempo em que ELES estavam na escola. Mesmo assim, a gente ouve um pessoal falando..."Ah, mas isso é frescura. No meu tempo eu via um monte de gente "zoando" outras pessoas e ninguém falava que era bullying." Querem saber? Acho muito bom que falem mesmo, pois o que é errado não pode ser visto como normal.

E o professor em sala de aula? Como deve reagir ao bullying promovido por alguns de seus alunos? Em primeiro lugar, o professor deve conhecer de perto, cada um de seus alunos, pois o bullying parte do aluno mais "valentão" para aquele mais sensível. Em segundo lugar, deve identificar rapidamente qualquer tipo de bullying, o mais rápido possível. Em terceiro lugar, tomar uma medida cabível, junto a alguém responsável pela escola. Importante que o professor sempre tenha a cabeça no lugar e não se revolte, isso só pioraria a situação.

Quem sofre o bullying, não o esquece. Mas acreditem, existem soluções psicológicas e até mesmo dentro das escolas. Uma conversa pode resolver tudo, para que bons relacionamentos surjam desse caos chamao bullying.


_________________________________________________________________________________

Outras postagens sobre o jogo: